A raa

CARACTERÍSTICAS

Comprovadamente o cão mais inteligente, seu padrão racial obedece aos seguintes parâmetros:
    
Perfil - Tamanho: Pelos padrões da FCI ( Federação Cinófilia Internacional ) os machos devem ter 53 cm na cernelha e as fêmeas ligeiramente menores, sendo que o peso ideal não é citado. Pelos padrões do AKC ( American Kennel Club ), a altura ideal fica entre 45,7 cm na cernelha, com peso ideal entre 11Kg e 25 Kg.

Aparência: O cão deve ter a silhueta suave, bem proporcionada, com graça e equilíbrio, combinando com substância suficiente para conferir uma impressão de resistência. Existe uma grande diferença entre a aparência de um Boder Collie de exposição para um de trabalho. O cão de exposição possui uma postura ereta típica, com a cabeça carregada alta e uma aparência quadrada. Os cães de trabalho, por sua vez, carregam sua cabeça baixa, perto do chão, a traseira é mantida alta e o rabo entre as pernas, dando a impressão de estarem prontos para mudar de direção.

Pelagem: Pelos médios ou curtos, devem ser densos e com subpelo macio, fornecendo boa proteção contra variações climáticas. As cores predominantes são preto-e-branco, marrom-e-branco, preto-marrom-branco (conhecido como tricolor ). Existem outras colorações, mais raras, como o merle (azul ).

Temperamento: Esperto, alerta, inteligente, jamais nervoso ou agressivo.

Cabeça e crânio: Crânio razoavelmente largo. Sem bochechas cheias ou arredondadas. Focinho afinado para a trufa, moderadamente curto e robusto. Crânio e focinho aproximadamente do mesmo comprimento. Stop bem marcado. Trufa preta, exceto para os exemplares marrons ou chocolates, que pode ser marrom, cor de ardósia nos cães de pelagem azul.

Olhos: Inseridos bem separados, formato oval e de tamanho médio. Cor marrom, podendo ocorrer a coloração azul em um ou ambos os olhos . Expressão suave, esperta, alerta e inteligente.

Orelhas: Textura e tamanho médios, bem separadas. Portadas eretas ou semi-eretas. Audição muito sensível.

Boca: Maxilares e dentes fortes com uma mordedura perfeita, regular e completa, isto é, os dentes superiores recobrem os inferiores e são inseridos ortogonalmente aos maxilares.

Pescoço: De bom comprimento, robusto e musculado, levemente arqueado, engrossando para os ombros.

Anteriores: Vistos de frente, paralelos; de perfil, metacarpos ligeiramente inclinada para a raiz da cauda. Coxas longas, profundas e musculadas com joelho bem angulado, jarretes curtos e robustos. Vistos por trás, os jarretes tem boa ossatura e são paralelos.

Patas: De formato oval, almofadas plantares e digitais espessas, robustas e saudáveis, dígitos arqueados e compactos. Unhas curtas e fortes.

Cauda: Moderadamente longa, com a última vértebra alcançando, no mínimo, o nível dos jarretes, de inserção baixa, bem guarnecida de pelos e com espiral para cima na extermidade.

Viamão - RS
msmidia.com