Histůria

No final do século passado ouvimos pela primeira vez falar em Border Collie. "É o melhor cão campeiro." disse um amigo. Foi quando adquirimos nosso primeiro Border Collie, a cadela Jucka que, mais tarde, veio a inspirar o nome do canil.

"É um cão que recolhe" foi a informação que recebemos sobre a maneira que trabalhava o Border Collie. Insatisfeitos com a afirmativa, passamos a buscar orientação e subsídios para treinar nossos cães. Buscamos literaturas, a maioria estrangeira, e com base nos ensinamentos e comentários dos livros de treinadores europeus e americanos, passamos a nos dedicar ao adestramento do cão para o trabalho. A bem da verdade, muito aprendemos com os próprios cães. Hoje podemos corroborar o que aquele amigo afirmou: é o melhor cão de pastoreio.

O Border Collie possui todas as qualidades e recursos para efetuar o trabalho campeiro, buscando rebanhos nas invernadas, levando-os para os piquetes, apartando, encerrando, enfim, toda a lida que se faz necessária no dia-a-dia do campo.

Quando fundamos a AGBC - Associação Gaúcha de Criadores de Border Collie, através desta, passamos a usufruir de aulas e clínicas ministradas por experientes treinadores, que eram trazidos de diversos países (Reino Unido, USA, Canadá, Suecia) para disseminar seus conhecimentos de mais de 200 anos de Border Collie.

Após a experiência de treinar alguns cães, passamos a ministrar cursos de adestramento de Border Collie para pastoreio, procurando difundir, divulgar e preservar esta raça maravilhosa.

Com o passar dos tempos, e com o interesse dos produtores pelo cão pastor, informados da eficiência do Border Collie no trabalho campeiro, procuramos o SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, que incluiu o Curso de Adestramento de Cães para Manejo de Rebanho Ovino na relação de seus quase 200 cursos voltados para a área rural.

Em nosso Centro de Treinamento ministramos cursos, clínicas e realizamos o treinamento de cães para terceiros.

Viamão - RS
msmidia.com